INFORME-SE

Blog de três estudantes de jornalismo. Tem o intuito de informar e causar reflexão por parte do leitor.

segunda-feira, novembro 29, 2004

Transgênicos não prejudicam ambiente?


Cientistas do projeto Bright (sigla em inglês para Implicações Rotativas e Botânicas da Tolerância a Herbicidas Geneticamente Modificados) concluíram que não há indícios de que a plantação de transgênicos prejudique o meio ambiente.

Iniciado em 1999, este foi um dos maiores estudos já realizados na Grã-Bretanha que tinha como objetivo simular a atividade agrícola e avaliar como as sementes transgênicas agem quando plantadas num sistema de rotação de cultura.

Os cientistas examinaram variedades de beterraba e de canola que haviam sido manipuladas para suportarem o uso de determinados herbicidas.

"Parece haver algumas vantagens de administração, com a flexibilidade do uso de herbicidas; poderia haver vantagens de custo, dependendo do preço dos herbicidas e das sementes", afirmou o coordenador do estudo Jeremy Sweet.

Sweet também concluiu que depois deste estudo deve ajudar companhias de biotecnologia e defensores dos transgênicos no seu argumento contra o banimento desses produtos no mercado.

O governo britânico qualificou o estudo do Bright de pesquisa valiosa e disse que vai pedir ao painel consultor do governo para transgênicos avaliar os resultados.

Contra esse estudo está a opinião pública na Grã-Bretanha que não é favorável à introdução dos transgênicos no país sob circunstância alguma, segundo uma pesquisa realizada no ano passado.

Fonte: Folha Online