INFORME-SE

Blog de três estudantes de jornalismo. Tem o intuito de informar e causar reflexão por parte do leitor.

quinta-feira, novembro 25, 2004

Novo método para diferenciar sementes transgênicas


soja
Divulgação/Agroconnection.com

Os pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) desenvolveram método para diferenciar sementes naturais, trangênicas, orgânicas ou nativas com maior rapidez e confiabilidade.

O trabalho foi desenvolvido por Rodrigo Ramos Catharino, Marcos Nogueira Eberlin e Leonardo Silva Santos. E não foi patenteado devido a sua simplicidade, mas o grupo já solicitou credenciamento junto aos Ministérios da Agricultura e da Saúde para proceder as análises e implantar o sistema em laboratórios.

O processo usa apenas uma ou duas sementes e demora menos de dois minutos. A rapidez do método despertou interesses. Segundo Catharino, as pesquisas já foram estendidas ao algodão e milho. Ele defende que o método dará maiores garantias a consumidores e agricultores sobre o produto que estão adquirindo.

Para fazer o teste, a amostra é triturada, misturada a água e álcool. A mistura vai para uma centrífuga simples por um minuto. O material não decantado é injetado em um espectrômetro de massas, que identifica a estrutura molecular da amostra.

Como os quatro diferentes tipos de sementes têm estruturas moleculares distintas, o resultado gráfico das amostras pode ser observado e indetificado por qualquer leigo.

Fonte: Estadão Online