INFORME-SE

Blog de três estudantes de jornalismo. Tem o intuito de informar e causar reflexão por parte do leitor.

segunda-feira, novembro 22, 2004

Coleta Seletiva : benefícios à sociedade e ao meio ambiente



Se todo lixo produzido no Brasil fosse colocado de uma só vez em caminhões, haveria uma fila de 16.400 deles ocupando 150 quilômetros de estrada. Em apenas três dias, essa fila ultrapassaria a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro, tudo isso devido a quantidade de lixo produzida pelo nosso país ser de 115 toneladas por dia .

Cerca de 30% de todo esse lixo é composto de materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas. E tirar esses materiais do lixo traz uma série de vantagens. Uma delas é recursos naturais e de energia que se faz com a reciclagem. Por exemplo, cada lata de alumínio reciclada economiza energia elétrica suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa por quatro horas. E a reciclagem de 100 toneladas de plástico evita o uso de 1 tonelada de petróleo.

A coleta seletiva também diminui o volume de lixo que vai para os aterros sanitários, aumentando sua vida útil e evitando que as prefeituras tenham de gastar dinheiro com a construção de novos aterros.

Outro ganho para a sociedade acontece quando esses materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem mantidas por cooperativas de catadores, que têm ali um trabalho mais digno do que vasculhar recicláveis pelas ruas ou em lixões.



Divulgação/Eco Pop

Fonte : Akatu