INFORME-SE

Blog de três estudantes de jornalismo. Tem o intuito de informar e causar reflexão por parte do leitor.

quinta-feira, novembro 18, 2004

Biodiversidade ameaçada


A biodiversidade corre cada vez mais riscos de acabar. Uma das maiores organizações conservacionistas do mundo advertiu ontem que 15.589 espécies animais e vegetais correm risco de extinção!

A alarmante notícia é parte da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas 2004, relatório apresentado pela União Mundial para a Natureza (UICN) no III Congresso Mundial da Natureza, que termina no próximo dia 25.

Embora as espécies consideradas em perigo sejam apenas 1% do total das registradas pelos cientistas, entre elas figuram 12% das aves, 23% dos mamíferos, 32% de todas as plantas gimnospermas, em sua maioria coníferas e palmeiras, alertou a UICN no congresso.

Apesar dessa avaliação assustadora de como anda a biodiversidade do planeta, ainda há esperanças de que depois de tanta conversa, possamos ver decisões sendo colocadas em prática. É necessária uma política séria e que não sacrifique o meio ambiente para satisfazer os desejos do consumo e do capitalismo, mesmo porque, em pouco tempo as riquezas naturais, como a água, valerão mais do que os produtos industrializados.

Fonte: Ambiente Global